Esse post de hoje é de uma história incrível que aconteceu na Korea, na qual a tecnologia foi o personagem principal. A rede de supermercados Homeplus Tesco tinha como objetivo se tornar o número um no mercado coreano, mas tinha um "pequeno" empecilho chamado Emart, seu concorrente, que tinha muito mais lojas ao longo do país.
Como ampliar sua participação de mercado, sem abrir nenhuma loja e sem aumentar seus custos ????
Com a estratégia diferenciada que vou contar a seguir, eles conseguiram ampliar seu mercado, aumentar faturamento, vencer a concorrência e de quebra, a sua agência, a Cheil, ganhou o GP de Media em Cannes.
Tecnologia escolhida: QR CODE
Foi desenvolvido o Projeto Homeplus Subway Virtual Store. A empresa adesivou as estações de metrô da Korea como se fossem prateleiras, e usando a tecnologia QR Code, as pessoas que estavam passando pelo metrô escolhiam os produtos, escaneavam os códigos pelo celular, automaticamente iam para a loja virtual, passavam o cartão e as suas compras eram entregues em casa, muitas vezes antes do cliente voltar do trabalho. Os sul coreanos que estão sempre ocupados puderam otimizar o seu tempo realizando compras enquanto estavam esperando o metrô.
Imagina isso, você vai pro trabalho, enquanto está parado, sem fazer nada, esperando o metrô ou ônibus, tem a sua disposição uma prateleira de produtos, automaticamente você lembra que precisa "fazer supermercado" e aí, super simples, você escolhe os produtos, passa o celular, passa o cartão, também virtual, e prontinho, suas compras estarão à sua espera em casa.
Muito original a idéia hein !!!!
E aí?!!! Tá perto ou longe de chegar por aqui ?!!!
Celulares pra isso nós temos, já que virou item obrigatório no dia-a-dia das pessoas, encontrar alguém que não o carregue 24 horas por dia é raridade. Pesquisas mostram que no Brasil hoje já existe mais de um celular por habitante. Sabendo disso, os investimentos em ações de mobile marketing têm sido cada vez maiores. Só lembrando que somente smartphones conseguem ler esse código.
E a tecnologia QR Code?!! Muita gente conhece?!! Você já testou alguma vez? Já foi explicado que é preciso baixar um aplicativo no smartphone para ler a mensagem?
Observo muitas lojas que colocam o QR Code ao lado de sua campanha nas vitrines, muitos anúncios nas revistas pedem para passar o celular no código para obter mais informações, mas será que é uma tecnologia que veio pra ficar?!!!
Para quem nunca ouviu falar, mas já deve ter visto essa imagem abaixo, esse é um QR Code
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O QR (Quick Response) Code é um código de barras em 2D que, quando decodificado pela câmera do smartphone, exibe as informações contidas no link e direciona para uma página na Internet. No caso da Home Plus, ao passar o celular no código do produto, o mesmo já entrava no carrinho de compras, como numa compra virtual.
E a segurança nas transações via celular?!! Você confia?!!
São questionamentos que surgem para conseguirmos entender o que nos falta para termos essa tecnologia perto de nós, muitas vezes ouvimos falar, testamos, mas as empresas precisam nos dar a segurança que nossos dados estão seguros.
A Home Plus Tesco fez isso e com essa ação nos mostrou como a ação de móbile QR Code trouxe ótimos resultados financeiros e estratégicos, pois conseguiu se tornar a número um online sem precisar abrir mais lojas ou aumentar custos, além da visibilidade alcançada com uma ação inovadora.
Assistam ao vídeo !!!
http://www.youtube.com/watch?v=nJVoYsBym88
Tassiana Ribeiro
Profissional de Marketing Digital
Twitter: tassiana1511 / Linkedin: Tassiana Ribeiro
Amiga, seria perfeito. Acredito que podemos fazer compras online apenas no Pão de Açúcar, mas o precinho dele sempre é o mais "salgado". Adorei! Bjs
ResponderExcluirNesse caso a tecnologia e ainda mais avancada com o uso do celular....
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